27 de jul. de 2013

Clidastes


 
O Clidastes era um réptil marinho pertencente ao grupo dos mosassauros, na imagem acima um Clidastes está sendo atacado por um mosassauro ( que deu nome ao grupo dos mosassauros) , mas nem sempre foi assim, o Clidastes foi um grande predador, com seus quase 4 metros de comprimento ele caçava grandes peixes e moluscos nos mares do Cretáceo. Sua cauda era um pouco mais comprida que a do mosassauro, tornando-o mais ágil , o que não evitava ser pego de surpresa, mais seus piores inimigos eram os tubarões, os quais já estavam mais adaptados a vida aquática que os répteis.

Dados do Mosassauro:
Nome Científico: Clidastes liodontus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 400 quilos
Tamanho: 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívoro
 
 

Chirostenotes


 
O chirostenotes (Chirostenotes pergracilis) foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media cerca de 2 metros de comprimento, 1 metro de altura e pesava em torno de 20 quilogramas.

O chirostenotes viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados em Alberta, Canadá. Suspeita-se que o chirostenotes se alimentasse de ovos de outros dinossauros assim como fazia o oviráptor.
 
 
 
 
 

22 de jul. de 2013

Chasmossauro

 
 
O Chasmossauro cujo nome significa "Lagarto de fenda no crânio" era um ceratopsídeo. Viviam em grupos grandes na América do Norte durante o período Cretáceo. Eram governados por machos dominantes onde todos se ajudavam em caso de ataque, o escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, se alimentavam pastando em campos e florestas. Existiram outras espécies conhecidas como: Chasmossauro canadensis, Chasmossauro mariscalensis e Chasmossauro russelli.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Chasmosaurus belli
Época: Cretáceo, entre 76 à 74 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte em Alberta no Canadá
Peso: até 2 toneladas
Tamanho: até 5,2 m de comprimento e 3 m de altura
Alimentação: Herbívora
 
 
 
 
 
 
 


 

2 de jul. de 2013

Titanoboa

A Titanoboa cerrejonensis foi uma espécie de serpente que viveu há cerca de 60 milhões de anos, no período Paleoceno1 , nas florestas tropicais da América do Sul2 . Trata-se da única espécie incluída no género Titanoboa. Através da comparação do tamanho e da forma das suas vértebras fossilizadas com aquelas das cobras atuais, os investigadores estimam que medisse cerca de 13 metros de comprimento, 1,1 metros de diâmetro e pesasse cerca de 1100 kg, o que faz desta a maior espécie de serpente alguma vez descoberta1 3 . Foram encontrados fósseis de 28 indivíduos desta espécie nas minas de carvão de Cerrejón, Colômbia no início de 20091 . Antes desta descoberta eram poucos os fósseis de vertebrados deste período descobertos nos antigos ambientes tropicais da América do Sul4 .
Esta serpente foi descoberta durante uma expedição científica internacional liderada por Jonathan Bloch, um paleontólogo especialista em vertebrados da Universidade da Flórida e por Carlos Jaramillo, um paleobotânico do Smithsonian Tropical Research Institute do Panamá5 .

Reino:Animalia
Filo:Chordata
Subfilo:Vertebrata
Classe:Reptilia
Ordem:Squamata
Subordem:Serpentes
Família:Boidae
Subfamília:Boinae
Género:Titanoboa
Espécie:T. cerrejonensis


fonte: wikipédia

Cetiossauro


 
O cetiossauro (Cetiosaurus medius, do latim "lagarto baleia") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Jurássico. Media em torno de 18 metros de comprimento e pesava algo entre 10 e 25 toneladas.

O cetiossauro foi o primeiro saurópode descoberto. Os rebanhos fossilizados deste animal foram encontrados na Inglaterra e em Marrocos. Foi nomeado pelo biólogo inglês, Richard Owen, em 1841, um ano antes de a palavra "dinossauro" ser empregada a esse tipo de animal pré-histórico. Mais ossos de cetiossauro foram encontrados em 1840 e outro esqueleto quase completo em 1868. Owen pensou a princípio que o cetiossauro fosse semelhante aos crocodilos.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Cetiosaurus medius e Cetiosaurus oxonensis
Época: Jurássico, entre 170 à 160 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Marrocos e Inglaterra
Peso: até 9 toneladas
Tamanho: até 18 m de comprimento e 4 m de altura
Alimentação: Herbívora
 
 

Ceratossauro


 
O Ceratossauro cujo nome significa " lagarto de chifre nasal ", devido à protuberância que possui no focinho. Viveu durante o período Jurássico na África e América do norte (Colorado e Utah). É um parente do Alossauro, mas ao contrário de todos os outros grandes terópodes que viveram após ele, tinha quatro dedos nas patas superiores. Além disso tinha estranhas protuberâncias ósseas sobre os olhos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Ceratosaurus nasicornis
Época: Jurássico
Local onde viveu: África e América do Norte
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora