14 de jun. de 2013

Carnotauro


 
O carnotauro (Carnotaurus sastrei, do latim "touro carnívoro") foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Sul.

O carnotauro foi um grande predador, media em torno de 9.0 metros de comprimento e pesava em torno de uma tonelada. Foi descoberto em 1985 pelo paleontólogo José Bonaparte em Chubut, na Argentina.

Várias características do carnotauro chamam a atenção dos cientistas. Embora fosse carnívoro, foi observado nele uma característica comum apenas em herbívoros, a presença de pequenos chifres, acredita-se que eles eram usados em lutas com indivíduos da mesma espécie, já que são pequenos demais para terem sido usados na caça. Outras características impressionantes eram os pequenos olhos apontados para frente e os ossos da coluna com projeções em forma de asa. O focinho maciço sugere orgãos olfativos grandes e olfato apurado.

A região em que o carnotauro foi encontrado era habitada por um dinossauro herbívoro saurópodo chamado chubutissauro, cerca de três vezes menor em comprimento. Acredita-se que o chubutissauro fosse a principal presa do carnotauro.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Carnotaurus sastrei
Época: Cretáceo, há 95 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Argentina e América do Norte
Peso: até 1 tonelada
Tamanho: até 9.0 m de comprimento e 3 m de altura
Alimentação: Carnívora
 
 
 

Camptossauro


 
O camptossauro (Camptosaurus dispar, do latim "lagarto curvado") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e semi-bípede que viveu do fim do período Jurássico ao início do período Cretáceo. Media entre 3 e 7 metros de comprimento e pesava em torno de 1,8 toneladas.

O camptossauro viveu principalmente na América do Norte, embora duas outras espécies do gênero tenham vivido na Europa.
 
Dados do Dinossauro:
Nome científico: Camptossauro Dispar e Camptosaurus sp
Época: Jurássico, entre 155 à 145 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Portugal, Inglaterra e EUA
Tamanho: de 3 a 7 m de comprimento e 3 m de altura
Alimentação: Herbívora
 
 
 

Camarassauro

 
 
O camarassauro (Camarasaurus supremus, do latim "lagarto câmara") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Jurássico. Media cerca de 15 metros de comprimento e pesava cerca de 19 toneladas.

O nome camarassauro ("lagarto câmara", como visto anteriormente) é em virtude das câmaras de ar que este dinossauros possuía em suas vértebras e que, provavelmente, serviam para reduzir seu peso.

Os camarassauros conseguiam erguer-se facilmente sobre as pernas traseiras atingindo uma altura de quase 10 metros, eles faziam isso para comer as folhas das árvores mais altas e/ou as folhas das copas das árvores. Segundo alguns estudiosos, para se defender os camarassauros usavam as patas dianteiras, dotadas de garras, e o seu longo rabo.

O camarassauro viveu na América do Norte, embora existem fortes vestígios de que também tenha vivido na Europa.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Camarasaurus supremos, C. grandis, C. lentos, C. alenquerensis e C. lewisi
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 20 toneladas
Tamanho: 15 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora