O Mapussauro foi um dos grandes terópodes e o mais recente a ser descoberto. Habitou a Argentina durante o período Cretáceo, há cerca de 90 milhões de anos atrás. Há fortes indícios de que o animal caçava em bandos, já que o lugar onde foi encontrado havia ossos de 7 a 9 indivíduos.
O Mapussauro figura entre os maiores terópodes, sendo menor que o Giganotossauro, tendo 14,5 metros de comprimento, 5,7 metros de altura e pesando 9 toneladas calculadas. O crânio do Mapussauro era mais arredondado que o do Giganotossauro e também era quase do mesmo tamanho, com cerca de 1,70 metros de extensão.
Os dentes também eram de tamanho parecido, cada um com cerca de 18 centímetros. As ossadas mostram que não eram rápidos. Provavelmente o Mapussauro caçava em emboscada, animais muito maiores que eles, a exemplo o Argentinossauro. Uma característica um tanto estranha é o tamanho de seus braços: eles eram menores que o dos outros carcharodontossaurídeos e maior que o dos tiranossaurídeos, ou seja, estava em um tamanho intermediário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário